Entrada > Notícias > Docentes da ESS em formação sobre "Simulação Clínica"
Publicado em: 12 Abril 2022

Docentes da ESS em formação sobre "Simulação Clínica"

Entre os dias 11 e 13 de abril de 2022, o Centro de Simulações ESSim tem a decorrer uma formação sobre Simulação Clínica. Este curso é exclusivo para docentes da ESS | P. PORTO e tem como objetivo a aquisição de conhecimentos e competências básicas para organizar um curso de simulação.

Com uma elevada taxa de adesão, este curso de formação é dirigido exclusivamente a docentes das licenciaturas da nossa escola e que sejam de áreas de conhecimento predominantes dos cursos. O tema é a simulação como recurso pedagógico e o objetivo do curso é promover a aquisição de conhecimentos e competências básicas para organizar um curso de simulação, nas suas diversas fases.

Após esta formação, os participantes terão uma compreensão de conceitos relevantes da cultura de segurança do doente, gestão de eventos críticos e debriefing; terão conhecimentos e competências básicas para conseguirem organizar um curso de simulação nas suas diversas fases; terão noções sobre os diversos papéis a desempenhar durante um curso de simulação e terão experiência no papel de formando e formador.

No final, espera-se que os formandos sejam capazes de reconhecer e aplicar as diversas ferramentas utilizadas na simulação clínica; compreender a importância da simulação clínica no treino e aquisição de competências técnicas e não-técnicas; desenhar e implementar cursos baseados em simulação, incluindo a definição dos objetivos pedagógicos, público-alvo, cenários de simulação, entre outros fatores; aplicar técnicas básicas de prática reflexiva (debriefing), orientando as discussões enquanto facilitador.

O ESSim é o Centro de Simulação da Escola Superior de Saúde do P. PORTO e foca-se na temática da simulação enquanto ferramenta pedagógica e de saúde. Esta formação foi uma iniciativa do ESSim com o patrocínio da Presidência da ESS | P. PORTO

Docentes em formação do ESSim - "Curso Básico de Instrutores em Simulação Clínica"