Entrada > Notícias > Docente da ESS | P.PORTO participou no "Café de Ciência no Parlamento"
Publicado em: 29 Abril 2019

Docente da ESS | P.PORTO participou no "Café de Ciência no Parlamento"

A Prof. Rosário Martins da ESS | P. Porto participou na edição "Café de Ciência no Parlamento" do ano de 2019 no passado dia 3 de Abril, na Assembleia da República.

Este evento, trata-se de uma iniciativa conjunta do programa Ciência Viva e da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, em colaboração com o Conselho dos Laboratórios Associados. Na sessão, em que participou a Prof. Rosário Martins da ESS|P.PORTO e que teve como tema “Acesso à água: gerir a mudança”, foi debatida a problemática da escassez de água quer a nível do país, quer por regiões, nomeadamente o interior.

Foi acentuada a ligação e o potencial agravamento da escassez de água e da deterioração da sua qualidade com as alterações climáticas, enfatizando a necessidade de um maior envolvimento a nível político e a nível de sociedade. Como fatores positivos foram valorizadas as melhorias no tratamento de água para consumo e sua distribuição na rede pública, e a requalificação de zonas ribeirinhas para lazer, com o consequente aumento de vigilância em termos de qualidade. Como fatores a repensar contam-se a problemática da poluição, a necessidade de repensar formas de armazenamento de água e sistemas de rega agrícola, a necessidade de repensar sistemas de produção industrial com menos gasto de água, a possibilidade de exploração de novas fontes de água como as águas subterrâneas, e, muito particularmente, a necessidade de um maior envolvimento da sociedade na problemática, através da criação de novas formas e campanhas de sensibilização.

Combined Shape

Navigation