A Grande Reportagem “Agarrados às Redes” analisou o impacto crescente das redes sociais na saúde mental e no comportamento dos adolescentes. Foram abordados temas como a dependência digital, o aumento da ansiedade e da depressão, a influência de conteúdos tóxicos e da radicalização online, num cenário que preocupa especialistas, educadores e famílias.
Na sua intervenção, na qualidade de neuropsicóloga e especialista em Neurociência Cognitiva e Afetiva, a Professora Artemisa destacou que os mecanismos de recompensa das redes sociais são semelhantes aos das dependências de substâncias e que a sua utilização excessiva pode comprometer a atenção, o controlo de impulsos e a aprendizagem. Defendeu, ainda, que a resposta não deve passar por proibir o acesso ao digital, mas por reforçar a literacia digital, criar limites equilibrados e envolver a família na construção de hábitos saudáveis.
A participação da Professora Artemisa reforça o compromisso da E2S com a promoção da saúde digital e na compreensão das dependências comportamentais. Convidamos toda a nossa comunidade a assistir a
Grande Reportagem.