Entrada > Notícias > Dia Internacional das Ciências Biomédicas Laboratoriais
Publicado em: 13 Abril 2023

Dia Internacional das Ciências Biomédicas Laboratoriais

A Escola Superior de Saúde do P.PORTO assinala hoje, 15 de abril, o Dia Internacional das Ciências Biomédicas Laboratoriais.

Os profissionais de Ciências Biomédicas Laboratoriais representam um dos grupos de profissionais de Saúde com um perfil de competências para o exercício na área da biomedicina laboratorial. A este nível, atuam em laboratórios, em serviços públicos, privados e centros de investigação, onde exercem funções como a receção e processamento laboratorial de amostras biológicas e as colheitas de sangue. Além disso, intervêm na seleção e aplicação de métodos complementares usados para o apoio à decisão no diagnóstico, terapêutica e monitorização da doença.

A International Federation of Biomedical Laboratory Science (IFBLS) estabeleceu o dia internacional das Ciências Biomédicas Laboratoriais em 1996 no congresso Mundial da IFBLS, em Oslo, com o intuito de aumentar a conscientização sobre o papel destes profissionais na prestação de cuidados de saúde.

O Conselho de Administração da IFBLS seleciona um tema relacionado com questões de saúde e alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e da OMS, a ser utilizado durante 2 anos. Para o biénio 23-24 foi escolhido o tema “Guardians of Quality and Patient Safety: Biomedical Laboratory Scientists”.

+INFO: International Federation of Biomedical Laboratory Science