Entrada > Notícias > Curso e ATC de Medicina Nuclear premiados pela ATARP
Publicado em: 30 Maio 2019

Curso e ATC de Medicina Nuclear premiados pela ATARP

A vencedora da primeira edição do Prémio Recém Licenciado da ATARP foi Fátima Ribeiro, da ATC de Medicina Nuclear.

A Associação Portuguesa dos Técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear (ATARP) implementou este ano o Prémio Recém Licenciado. Este prémio pretende distinguir o que de melhor os estudantes das Licenciaturas em Imagem Médica e Radioterapia, Medicina Nuclear, Radiologia ou Radioterapia fazem no seu trajeto académico. O principal objetivo é fomentar a investigação por parte dos futuros profissionais, promover o desenvolvimento pessoal e profissional e dar a conhecer esse trabalho e dedicação à comunidade que esta associação representa.

Na edição de 2019, a primeira do género, a vencedora foi Fátima Ribeiro, Licenciada em Medicina Nuclear pela ESS|P.Porto no ano letivo 2017/2018. O seu trabalho “Estudo e otimização de protocolos para deteção precoce de Amiloidose Cardíaca através da Cintigrafia com 99mTc-DPD” obteve a maior pontuação na avaliação dos 29 elementos da Comissão Científica, formada por elementos do exercício e da academia.

A ESS | P. Porto também arrecadou o segundo prémio, atribuído a uma alumni, Lúcia Monteiro, Licenciada em Medicina Nuclear, no ano letivo 2017/2018, com o trabalho “Terapêutica com Dicloreto de Rádio-223 em Carcinoma da Próstata: Realidade Nacional”.

A Área Técnico-Científica de Medicina Nuclear e a Coordenação do Curso de Licenciatura em Medicina Nuclear, estão de parabéns por todo o trabalho desenvolvido e pela qualidade dos seus profissionais. O reconhecimento externo atribuído a estes trabalhos, ambos coorientados pelo Prof. Pedro Costa e pelo Prof. Domingos Vieira, vêm no seguimento de apresentações científicas realizadas recentemente e que se deverão consubstanciar em publicações científicas em fase de preparação. Os trabalhos mencionados também contaram com uma coorientação externa de Marta Oliveira (Técnica de Medicina Nuclear do Centro Hospitalar e Universitário do Porto) e por Ana Luísa Carvalho (Física Hospitalar do Centro Hospitalar de S. João).

Os membros da ATC de Medicina Nuclear realçam "o enorme orgulho e gosto em contribuir para o crescimento profissional de amigos, colegas e alumni da ESS | P. Porto". Estes prémios foram atribuídos devido ao trabalho efetuado pela ATC de Medicina Nuclear da ESS | P. Porto ao longo dos últimos anos, que se concentra em formar profissionais de excelência e divulgar a importância desta área.