Entrada > Notícias > Curso Básico de Instrutores em Simulação Clínica

Nome do Contacto

Docentes ESS | P. PORTO

Adicionar evento ao calendário

A simulação como recurso pedagógico poderá ser uma alternativa interessante no momento de lecionar as aulas. O ESSim irá organizar um curso para docentes sobre Simulação Clínica de forma a promover a aquisição de conhecimentos e competências básicas para organizar formações com recurso a esta ferramenta.

Esta formação dirige-se a docentes do quadro da nossa escola, que lecionem nas licenciaturas da ESS e que sejam de áreas de conhecimento predominantes dos cursos. O objetivo é promover a aquisição de conhecimentos e competências básicas para organizar um curso de simulação, nas suas diversas fases.

Existem apenas 12 vagas e será realizado um processo de seleção dos participantes após análise dos critérios de seleção e seriação.

Os docentes que se queiram inscrever devem cumprir os seguintes requisitos:

Pré-Requisitos (seleção)

1. Ser docente do quadro/mapa da ESS
  2. Ser docente de uma das áreas científicas predominantes (com mais 40 ECTS) de uma licenciatura
  3. Submissão de proposta de atividade(s) de promoção do uso da simulação como ferramenta pedagógica (ver abaixo).

Critérios para seriação em cada curso

1. Ser membro efetivo do ESSim à data da divulgação do curso (3 pontos)
    2. Experiência comprovada com simulação (até 7 pontos)

a.Utilização em contexto pedagógico

i. Número de atividades realizadas/organizadas (1 ponto por atividade)

ii. Diversidade de tipo de atividades realizadas (cada tipo diferente de atividade pondera 2)

iii.Número de estudantes envolvidos (0,1 ponto por 15 estudantes até máximo de 1)

b. Investigação na área (até 7 pontos)

i. Autoria, Co-autoria de artigos (3 por Artigo indexado à ISI, 1 por cada um dos restantes)

ii. Apresentação em eventos científico-pedagógicos (1 ponto por cada)

c. Prestação de serviços com recurso a simulação (até 3 pontos)

i. No âmbito de atividade académica (2 ponto por cada)

ii. Fora no âmbito de atividade académica (1 ponto por cada)

3. Qualidade da atividade referida nos pré-requisitos, a apresentar no momento da candidatura. (até 5 pontos)

a. Melhor proposta (5 pontos)

b. 2ª melhor(es) proposta(s) (2 pontos)

c. 3ª melhor(es) proposta(s) (1 ponto)

Os docentes deverão enviar a sua proposta de atividade para o endereço . Inscrições até dia 3 de Abril de 2022.

+ Informações

arpl