Entrada > Notícias > ESS no FantasPorto 2018
Publicado em: 28 Fevereiro 2018

ESS no FantasPorto 2018

BC2 = Bioética, ciência e cinema

Decorreu, na passada segunda-feira, dia 26 de Fevereiro, a conferência/debate BC2 = Bioética, ciência e cinema. Esta mesa redonda foi feita em colaboração com a Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, moderado por Ricardo Ferraz e contou com Cristina Prudêncio, Presidente da Escola Superior de Saúde, que também é Presidente da Comissão de Ética . Contou ainda com Rui Nunes (fundador da Associação Portuguesa de Bioética e chefe do Departamento da Rede Internacional de Investigação da Cadeira da UNESCO em Bioética) e Carlos F. Oliveira (Coordenador do AstroPT) e claro Beatriz Pacheco Pereira, directora do FantasPorto. Esta conferência/debate inseriu-se na programação do FantasPorto 2018. e encheu a sala do café –concerto do Rivoli.

Neste debate fomos do espaço até às moléculas de DNA. Tentando investigar qual a realidade científica dos filmes, ou ainda coisas que nem o próprio cinema imagina, mas que na realidade existem. Procurando depois perceber quais os caminhos éticos que se devem seguir e entender que uma ciência sem ética não é ciência. Considerou-se então que o cinema e as artes podem ajudar a transmitir a importância da ética na sociedade em geral.