Entrada > Notícias > Alumni ESS // Partilha de Experiências - 2ª edição
Publicado em: 04 Abril 2019

Alumni ESS // Partilha de Experiências - 2ª edição

A segunda edição do evento “Alumni: partilha de experiências” decorreu durante a tarde do passado dia 28 de Março de 2019 no auditório magno Rosário Gambôa, nas instalações da ESS | P. Porto.

Entre 14 e as 18 horas, estudantes e Alumni participaram numa troca de saberes sobre a vida académica e profissional de um graduado da Escola Superior de Saúde. Com 180 estudantes inscritos, esta sessão contou com a participação dos cursos de Fisioterapia, Fisiologia Clínica, Imagem Médica e Radioterapia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional.

À semelhança do que aconteceu na primeira edição, a sessão foi aberta por representantes da presidência da ESS, a Sra. Presidente Prof. Cristina Prudêncio e a Sra. Vice-Presidente Prof. Paula Lopes. A moderação do evento ficou a cargo da Dra. Elisabete Tomé, representante do Gabinete Alumni do P. Porto.

Cada curso fez-se representar por um ou mais oradores, conforme as áreas técnico-científicas de cada ciclo de estudos.

Contamos com a participação da Dra. Elisa Petiz, em representação de Fisioterapia; dois oradores para Fisiologia Clínica – a Dra. Elisabete Araújo por parte da Cardiopneumologia e da Dra. Andreia Cristina Moreira Santos pela Neurofisiologia -; três Alumni do curso de Imagem Médica e Radioterapia – Radiologia pela voz da Dra. Maria Conceição Castro, Radioterapia com a participação do Dr. Nuno Miguel Queirós e, ainda, Medicina Nuclear com a Dra. Maria Irene Jesus Paula-; a Dra. Ana Cláudia Pereira no lugar da Terapia da Fala e a Dra. Patrícia Faria para Terapia Ocupacional.

A Dra. Maria Conceição Castro, do serviço de Radiologia do Centro Hospitalar São João, considerou esta experiência como “uma mais-valia para todos (...) toda esta partilha e troca de ideias importantes entre as diferentes gerações é, sem dúvida, fundamental”. Já a representante do curso de Terapia Ocupacional, Dra. Patrícia Faria, acrescentou que era “uma iniciativa bastante interessante”, principalmente pois considera ser “enriquecedor e extremamente importante ouvirmos, na primeira pessoa, como é que funciona, qual é o dia-a-dia dos profissionais”.

Do outro lado do público, Marta Campos, aluna do terceiro ano de Terapia Ocupacional, considera que este evento foi importante pois os alunos não conhecem a realidade do mercado de trabalho, perguntando-se “depois do curso, o que é que eu vou fazer daqui?”. Além disso, realçou que deveria existir uma maior aproximação entre a realidade académica e a profissional.

Ambas as sessões “Alumni: Partilha de experiências” foram organizadas pelo Gabinete de Empregabilidade, Alumni, Formação e Atividades na Comunidade, que pode ser contactado através do e-mail geafac@ess.ipp.pt.