Entrada > Notícias > Alumni ESS | P. PORTO vence prémio de empreendedorismo social
Publicado em: 17 Fevereiro 2021

Alumni ESS | P. PORTO vence prémio de empreendedorismo social

Daniela Araújo licenciada pela ESS, Escola Superior de Saúde do P. PORTO, venceu o Prémio de Empreendedorismo Social 2020.

Daniela Araújo, licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde (ESS) do Politécnico do Porto, venceu, juntamente com as colegas Marta Gomes e Helena Ferrete, o Prémio de Empreendedorismo Social 2020, no final do passado mês de junho.

As três estiveram no 4.º Forum Braga Social 2020 em representação da Associação de Paralisia Cerebral de Braga (APCB), instituição em que Daniela é fisioterapeuta. Este evento, organizado pela Câmara Municipal de Braga e pelo Human Power Hub Braga, decorreu nos dias 29 e 30 de junho, via Zoom.

O projeto vencedor, “Ler+ na PC”, pretender criar um serviço com técnicos especializados que adaptem os livros do Plano Nacional de Leitura (PNL) para usufruto por parte de crianças com paralisia cerebral (PC) — uma doença do foro neurológico que afeta funções básicas como a fala, a postura e o movimento —, de forma a não excluir ninguém do prazer da leitura independentemente da condição neuromotora.

O projeto-piloto, orçamentado em 5.000€, consiste na adaptação de sete livros do PNL, de diferentes faixas etárias, e posterior implementação em contexto de jardins de infância, escolas e centros de atividade ocupacional. As autoras prevêem que estas adaptações inclusivas estejam disponíveis para pais, escolas, municípios e bibliotecas num serviço que “eliminará a barreira da diferença”.

Em Portugal, entre 2001 e 2010, nasceram 1719 crianças com paralisia cerebral, o que corresponde a 1,65% da população com cinco anos de idade, segundo dados da Federação das Associações Portuguesas da Paralisia Cerebral (FAPPC). Todas as 1719 crianças estão registadas no “Programa de Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral aos Cinco Anos de Idade”.

fonte: IPP. PT