Entrada > Notícias > “Juntos a criar o futuro da Saúde”, a Escola Superior de Saúde celebra 42 anos
Publicado em: 29 Setembro 2022

“Juntos a criar o futuro da Saúde”, a Escola Superior de Saúde celebra 42 anos

A Escola Superior de Saúde do P.PORTO celebra mais um ano na sua história. A nossa história remonta a 23 de setembro de 1980, no decorrer do qual a Portaria 709/80 do Diário da República declarou a reestruturação dos Centros de Formação de Técnicos Auxiliares dos Serviços Complementares de Diagnóstico e Terapêutica. Em 2022, somos Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, mas nestes 42 anos muito mudou e a nossa evolução é visível.

Assinalamos esta data na passada sexta-feira, numa celebração que envolveu toda a nossa comunidade educativa, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de representantes do Politécnico do Porto, de organismos de Saúde, de outras instituições do Ensino Superior e de representantes dos municípios do Porto e da Póvoa do Varzim. É de destacar a presença do Senhor Secretário de Estado do Ensino Superior, Professor Pedro Nuno Teixeira.

A Professora Cristina Prudêncio, Presidente na ESS | P.PORTO, iniciou a sessão com uma intervenção abrangente, sublinhando o início em 1980 e culminando na atualidade e no Concurso Nacional de Acesso 2022. “Atualmente, a ESS é a maior instituição na área da saúde do Ensino Superior Politécnico em Portugal, no sentido em que é a escola com mais estudantes, com mais cursos e com as notas mais altas de acesso e empregabilidade de praticamente 100%”.

Durante a sua intervenção, não deixou de mencionar o Serviço Nacional de Saúde  – “são 42 anos que, curiosamente, acompanham os 43 do Serviço Nacional de Saúde, dos quais fizemos e fazemos parte integrante” -, mas, sobretudo, enalteceu os nossos estudantes. São eles que permitem que a escola chegue mais longe, e que todos os anos consiga celebrar mais um aniversário. “Os estudantes são o nosso maior ativo. Entram com notas de acesso elevadas, saem profissionais de excelência”.

Durante a cerimónia, tivemos atuações dos nossos grupos musicais TeSuna (Tuna Feminina) Grupo de Fados Salutaris, TunaTS (Tuna Masculina), entrega dos prémios de mérito aos melhores estudantes do ano letivo 2020/2021, entrega do diploma aos funcionários docentes e não docentes que estão no P.PORTO há 20 anos e, ainda, a intervenção da Senhora Administradora Dra. Paula Teixeira enquanto representante dos funcionários não docentes.

Encerramos a cerimónia com a intervenção do Senhor Secretário de Estado, Professor Pedro Nuno Teixeira, numa reflexão do que é o ensino superior politécnico e no que este representa para o nosso país. Além disso, a posição de colaboração da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto foi louvada, e o sucesso do Concurso Nacional de Acesso foi reiterado.

Numa mensagem de esperança, a Professora Cristina Prudêncio refletiu no futuro da nossa escola, dos nossos estudantes, do nosso país e das nossas profissões. Mencionando que “a criar o futuro da Saúde” foi o nosso lema para esta efeméride, a Professora acrescentou, ainda, que este será conquistado com o esforço e dedicação sem limites que nos caracterizam.

Parabéns à ESS. Parabéns a Nós.

#somosESS