Entrada > Notícias > 18º Fórum de Jovens Promotores de Saúde
Publicado em: 09 Julho 2019

18º Fórum de Jovens Promotores de Saúde

A 18ª edição do Fórum de Jovens Promotores de Saúde foi recebida pela Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (ESS | P. Porto) no passado dia 28 de Junho de 2019 num momento de partilha e de educação para a saúde.

No 18º Fórum de Jovens Promotores de Saúde, dinamizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte -, participaram cerca de 250 estudantes do ensino básico e secundário oriundos de 22 escolas da zona norte do país. Estes jovens puderam partilhar projetos de educação para a saúde por eles desenvolvidos, e ainda tiveram a oportunidade de participar em vários workshops dinamizados por Docentes e Estudantes da ESS | P. Porto em jeito de divulgação da sua oferta formativa.

O que são os JPS- Jovens Promotores de Saúde?
Os Jovens Promotores de Saúde são um projeto com cerca de 20 anos, cujo público-alvo é constituído por jovens de terceiro ciclo ou ensino secundário, motivados para, através da educação pelos seus pares, promoverem a saúde nos seus próprios contextos. Atualmente, os vários grupos são constituídos por cerca de 15 jovens, oriundos de 24 escolas da zona norte do país.

O principal objetivo do projeto é o aumento da literacia em saúde dos jovens, de forma que possam adotar hábitos saudáveis, e também espalhar a mensagem para que os seus colegas também adiram a estes comportamentos. Os jovens têm autonomia para avaliar as necessidades do seu contexto específico e selecionar as estratégias de intervenção mais adequadas.

O que é o Fórum JPS?
O Fórum JPS é um evento que proporciona um momento de reflexão aos jovens participantes e promove a discussão das atividades realizadas em cada contexto onde este é dinamizado. Além disso, é um momento de formação continua na área de educação para a saúde, e também um incentivo ao  convívio e às interações intra e inter grupais.

O Fórum culmina com a formação dos jovens participantes, durante um período de três anos, em literacia da saúde com o respetivo certificado.

Este ano, o Fórum apresenta como mote “Eu sou JPS e vou”, que serve como inspiração para todas as apresentações e atividades a realizar.