Entrada > Investigação e Inovação > Centros de Formação / Apoio à Comunidade > CFEM - Centro de Formação em Emergência Médica

CFEM - Centro de Formação em Emergência Médica

O CFEM, Centro de Formação em Emergência Médica é um Centro de Formação e/ou Apoio à Comunidade CFAC da ESS | P.PORTO.

A criação do Centro de Formação em Emergência Médica (CFEM), foi aprovada pelo Conselho Técnico-Científico da ESS em Setembro de 2009 (com outra designação), sendo a gestão do mesmo da responsabilidade da área técnico-científica de Cardiopneumologia. Ao abrigo dos estatutos da ESS é considerado um CFAC (centro de formação e/ou de apoio à comunidade).

Entre 2010 e 2014 este centro de formação desenvolveu o processo de recrutamento e constituição de uma bolsa de formadores/instrutores, segundo a metodologia do Conselho Português de Ressuscitação/ European Resuscitation Council (CPR/ERC). Foi também durante esse período que se fez a aquisição dos manequins, desfibriladores de treino, insufladores e colchões necessários à realização de cursos de Suporte Básico de Vida (SBV) ou de SBV com DAE (desfibrilhação automática externa), as duas valências em que o CFEM está acreditado.

O CFEM está acreditado como entidade formadora pelo CPR/ERC desde 2014, e pelo INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) desde 2019, tendo sido desenvolvido com o INEM um processo semelhante ao do CPR/ERC. Realiza por isso formação certificada por ambas as instituições referidas,  formação essa que é válida por um período de 5 anos, sendo que a certificação INEM só é válida em território nacional e a certificação CPR/ERC é válida em todos os países europeus membros do ERC.

Entre 2015 e 2023 realizou 59 cursos, 28 cursos com certificação CPR/ERC, e  31 cursos com certificação INEM, mesmo com a interrupção de 2020/2021 por causa da COVID 19.

Atualmente o CFEM possui uma bolsa de 12 formadores/instrutores internos e externos à ESS, e certificados ou pelo CPR/ERC, ou pelo INEM, ou por ambas as instituições. Estes formadores/instrutores têm profissões de base muito diversificadas, sendo esta atividade formativa uma atividade complementar.

A acreditação do CFEM e a certificação da sua bolsa de formadores/instrutores é contínua e avaliada anualmente pelas entidades certificadoras, e para a manter o CFEM tem que realizar um número mínimo de formações por ano, o os seus formadores/instrutores têm de participar num número mínimo de formações por ano.

O feedback recebido dos formandos certificados ao longo destes anos pelo CFEM da ESS tem sido extremamente positivo, não só em relação à estrutura dos cursos, com uma vertente prática muito acentuada e que é muito apreciada, mas também em relação à competência e ao empenho dos formadores/instrutores que colaboram com este centro de formação desde 2015.

 

Orgãos

Comissão Coordenadora

Presidente: Cristina Baeta
Secretário: Andreia Noites
Tesoureiro: Mónica Vieira
Vogal: Joana Silva
Vogal: Rosa Fonseca

 

Regulamento

Combined Shape

Navigation