Entrada > ess > Pessoas > Professores e Investigadores > Artemisa R Dores

Artemisa R Dores

Research interests: Reabilitação neurocognitiva, tecnologias digitais aplicadas à saúde, jogo / jogo patológico, uso problemático da internet e comunicação clínica.

 

Nota biográfica

Artemisa Rocha Dores é doutorada em Ciências Biomédicas – Neurociências Cognitivas, pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto. É licenciada em Psicologia, pela Universidade do Minho, com especialização em Psicologia Clínica e da Saúde. Concluiu o mestrado em Psicologia, com especialização em Ciências cognitivas, na mesma instituição. Realizou o Pós-doutoramento com o projeto “Psychobiological Approach to Pathological and Problematic Gambling” (e.g., Near-miss in the pathological and problematic gambling: behavioral and EEG studies). Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, concedida pela Comissão Instaladora do Colégio de Especialidade da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).
Especialista em Neuropsicologia, concedida pela Comissão Instaladora do Colégio de Especialidade da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Cédula Profissional n.º 001610. Desenvolve com estudantes do Ensino Superior um programa de prevenção de comportamentos de risco e de desenvolvimento de competências, em colaboração com a DICAD - Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (http://www.arslvt.min-saude.pt).
Foi bolseira FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia durante a realização do seu doutoramento. Tem desenvolvido atividades no domínio das Neurociências Cognitivas – Neuropsicologia (memória, atenção, perceção, funções executivas e reabilitação neurocognitiva). O seu projeto de doutoramento foi sobre o “The effect of virtual reality in cognitive rehabilitation: methodological and technological innovations”.
É professora da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto (ESS-P.porto), desde 2000, onde leciona UC como Reabilitação Cognitiva e Avaliação Neuropsicológica. É professora convidada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e do Instituto de Ciências (FPCEUP) da Saúde da Universidade Católica. É Coordenadora da Área Técnico-científica de Ciências Sociais e Humanas, membro do Gabinete de Apoio ao Estudante, Coordenadora da Pós-graduação em Reabilitação Neurológica na Lesão Encefálica Adquirida e membro de diferentes órgãos de gestão. É membro do Centro de Investigação em Reabilitação (P. Porto - ESS) e do Laboratório de Neuropsicofisiologia (FPCEUP), onde coordena a linha de investigação em adições comportamentais. É membro do projeto europeu "THERAPY 2.0 - Counselling and Therapeutic Interactions with Digital Natives " (ERASMUS +), membro e delegada nacional do projeto "COST CA16207 - European Network for Problematic Usage of the Internet", membro do grupo de trabalho em e-health, da Ordem dos Psicólogos Portugueses e do projeto “ForPharmacy” 70053, 12/SI/2020. Membro do conselho fiscal da Sociedade Portuguesa de Neuropsicologia (SNPsy). Membro do “International College of Obsessive-Compulsive Disorders Spectrum Disorders (ICOCS)”. Além de capítulos de livros, publicou artigos, em revistas nacionais e internacionais. É revisora convidada em jornais internacionais. Os seus principais interesses de investigação são a reabilitação neurocognitiva, tecnologia digital aplicada à saúde, jogo patológico e vídeojogos, utilização excessiva da internet e comunicação clínica.

 

email

artemisa@ess.ipp.pt

Gabinete:1.14
Office: 1.14


ORCID ID

0000-0003-4595-9816

Ciência ID

6B12-301B-4A0F

 

Selected publications:

Dores, A. R., Carvalho, I.P., Burkauskas, J., Simonato, P., De Luca, I., Mooney, R., … Corazza, O. (2021).
Exercise and use of enhancement drugs at the time of the COVID-19 Pandemic: A multicultural study on coping strategies during self-isolation and related risks. Frontiers in Psychiatry - Addictive Disorders, 10, March 2021 | https://doi.org/10.3389/fpsyt.2021.648501


Teixeira, R.J., Brandão, T. & Dores, A.R. (2021). Academic stress, coping, emotion regulation, affect and psychosomatic symptoms in higher education. Current Psychology. https://doi.org/10.1007/s12144-020-01304-z

Dores, A. R., Martins, H., Reis, A.C., & Carvalho, I. P. (2021). Empathy and coping strategies in allied health sciences: Gender patterns. Healthcare, 9(5), 497. https://doi.org/10.3390/healthcare9050497

Pinto, J. O., Vieira de Melo, B. B., Dores, A. R., Peixoto, B., Geraldo, A., & Barbosa, F. (2021). Narrative review of the multisensory integration tasks used with older adults: Inclusion of multisensory integration tasks into neuropsychological assessment. Expert Review of Neurotherapeutics, 23, 1-
18. doi: 10.1080/14737175.2021.1914592. Epub ahead of print. PMID: 33890537.

Dores, A.R., Geraldo, A., Carvalho, I.P., & Barbosa, F. (2020). The use of new digital information and communication technologies in psychological counseling during the COVID-19 Pandemic. Int. J. Environ. Res. Public Health, 17, 7663. https://doi.org/10.3390/ijerph17207663

Vicente, S.G., Rivera, D., Barbosa, F., Gaspar, N., Dores, A.R., Mascialino, G., & Arango-Lasprilla, J.C. (2021). Normative data for tests of attention and executive functions in a sample of European Portuguese adult population. Aging, Neuropsychology, and Cognition, 28(3), 418-437. doi:
10.1080/13825585.2020.1781768

Barros, B. L., Dores, A. R., Rodrigues, M. A. (2020). Effects of safety and health training in metalworking small-sized enterprises: a comparative study of two training methods. International Journal of Occupational and Environmental Safety (IJOOES), 4, 48-61.

Vicente, S.G., Benito-Sánchez, I., Barbosa, F., Gaspar, N., Dores, A.R., Rivera, D., Arango-Lasprilla, J.C. (2021). Normative data for verbal fluency and object naming tests in a sample of European Portuguese adult population. Appl Neuropsychol Adult. Jan 13, 1-12. doi:10.1080/23279095.2020.1868472. Epub ahead of print. PMID: 33438451


Dores, A. R., Rocha, A., Paiva, T., Carvalho, I. P., Geraldo, A., Griffiths, M., & Barbosa, F. (2020). Neurophysiological correlates of the near-miss effect in gambling. Journal of Gambling Studies, 36, 653–668, 1-16. doi: 10.1007/s10899-020-09937-2

Vicente, S. G., Ramos-Usuga, D., Barbosa, F., Gaspar, N., Dores, A. R., & Rivera, D., & Arango-Lasprilla, J. C. (2020). Regression-based norms for the Hopkins Verbal Learning Test-revised and the Rey-Osterrieth Complex Figure in a sample of portuguese adult population. Archives of Clinical Neuropsychology, acaa087, https://doi.org/10.1093/arclin/acaa087

Voltar

Combined Shape

Navigation