Entrada > Clínica pedagógica > Serviços > Saúde Ocupacional|Higiene e Segurança no Trabalho

Segurança e Saúde Ocupacional

Os Serviços de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO) têm como objetivo promover e vigiar a saúde dos trabalhadores e identificar, avaliar e controlar situações de risco a que estes se encontram expostos nos locais de trabalho, no sentido de prevenir os acidentes de trabalho e as doenças profissionais. De acordo com a legislação nacional (Lei nº102/2009 de 10 de Setembro e respetivas alterações), é obrigação do empregador garantir condições de trabalho seguras e saudáveis a todos os trabalhadores.

Quando procurar a prestação de Serviços de Segurança e Saúde Ocupacional?

Se pretende cumprir com os requisitos legais aplicáveis ao seu setor de atividade em matéria de segurança e saúde no trabalho.

Se pretende reduzir o absentismo e incapacidade resultante de acidente de trabalho ou doença profissional.

Se pretende garantir um ambiente de trabalho saudável que promova o conforto dos trabalhadores e uma maior produtividade. 

O que pode esperar dos cuidados de saúde prestados no âmbito da área de Segurança e Saúde Ocupacional?

As atividades de consultadoria técnica de segurança e saúde no trabalho são exercidas por técnicos superiores de segurança no trabalho, devidamente certificados pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), conforme a Lei nº 42/2012 de 28 de agosto e Médico especialista em Medicina no Trabalho. A equipa possui uma vasta experiência na área da prevenção de riscos profissionais e promoção da saúde dos trabalhadores em diversos setores de atividade, nomeadamente indústria, comércio e serviços. É garantida a aplicação das mais recentes ferramentas e equipamentos de ensaio e medição na avaliação e análise das condições de segurança e saúde no trabalho, orientadas por procedimentos de elevada qualidade técnico-científica.

Quais as intervenções que a área Segurança e Saúde Ocupacional disponibiliza?

  • Auditorias de Higiene e Segurança no Trabalho (Comércio, Serviços e Indústria)
  • Avaliação de Riscos Profissionais
  • Análise de Acidentes de Trabalho
  • Estudos Ergonómicos de Postos de Trabalho
  • Avaliação a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos nos Locais de Trabalho e Qualidade do Ar Interior
  • Medicina no Trabalho
  • Formação Geral em Higiene e Segurança no Trabalho