PPALP

Nome: PPLAP - Planos integrados e inovadores de combate ao insucesso escolar - (Programa de Promoção da Aprendizagem da Língua Portuguesa)

Referência: NORTE-08-5266-FSE-000095

1.011.391,87€

Fundo: Fundo Social Europeu

Objetivos do Projeto:

O projeto tem a intenção de ser uma referência na melhoria da qualidade do sucesso educativo, pelas suas intervenções na comunidade escolar.

Os objetivos do projeto/operação apresentados pelo Município do Porto cruzam-se com os objetivos do PDCT, e, mais concretamente, do OT10 do NORTE 2020.

Sendo que os avisos definem como objetivo central dos PIICIE e das operações que os consubstanciam: “Promover a melhoria do sucesso educativo dos alunos, reduzindo as saídas precoces do sistema educativo, combatendo o insucesso escolar e reforçando as medidas que promovem a equidade no acesso à educação básica e secundária.” Consideram-se nesta proposta que:

Aumentar as taxas de sucesso e a qualidade do sucesso escolar e combater o abandono escolar, no município do Porto e em todos os seus agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas é um desiderato contido nesta visão, que resulta das perspetivas e vontades partilhadas do sistema de atores do concelho. Neste contexto, definiram-se os seguintes objetivos estratégicos que informam a organização da candidatura:

• Criar um quadro municipal comum de referência de promoção do sucesso escolar ancorado no PNPSE;
  • Prevenir o insucesso escolar no 1º ciclo, 3º ciclo do ensino básico e secundário• Reduzir os níveis de abandono escolar no município;
  • Criar dispositivos de apoio complementar aos Planos de Ação Estratégica e Planos Plurianuais de Melhoria apresentados pelas escolas ao Ministério da Educação;
  • Combater precocemente as dificuldades de aprendizagem da leitura;
  • Aumentar a taxa de sucesso na disciplina de português;
  • Intervir nas dificuldades de linguagem, de aprendizagem da leitura e desenvolvimento de competências pré-leitoras e leitoras;
  • Implementar e aperfeiçoar ferramentas e metodologias de intervenção inovadoras para a melhoria das aprendizagens.

Coordenação do Projeto na ESS/Investigadores envolvidos:

Professora Doutora Ana Sucena Santos

Logo - N2020 - PT2020 - UE/FSE