Entrada > Investigação e Inovação > Projetos > NASYTHOR - Novel Natural and Synthetic Compounds for Treating Hormone Resistant Tumors

Designação do projeto | NASYTHOR - Novos compostos naturais e sintéticos para o tratamento de tumores hormono-resistentes

Código do projeto |NORTE-01-0145-FEDER-024156

Objetivo principal| Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de intervenção |NORTE

Entidade beneficiária |INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO

Data de aprovação | 10-07-2017

Data de início | 20-09-2017
Data de conclusão | 19-01-2019

Custo total elegível |149.961,95 €

Apoio financeiro da União Europeia
Apoio financeiro público nacional |

Projeto |

Na região Norte de Portugal, o cancro de próstata e o cancro de mama são os que apresentam maior incidência em homens e mulheres, respetivamente. Apesar dos avanços na deteção precoce e tratamento, as elevadas taxas de mortalidade continuam a desafiar a descoberta de novos agentes anti-tumorais. Combinando uma equipa multidisciplinar do Centro de Investigação em Saúde e Ambiente - CISA-ESS-P.Porto -  com know-how em compostos naturais, química sintética, rastreio de citotoxicidade anti-tumoral e oncobiologia, com a experiência do Instituto Português de Oncologia - IPO-Porto, este projeto tem como objetivo avaliar o potencial anti-tumoral de extratos de plantas, líquidos iônicos e quinoxalinas em tumores hormono-resistentes comuns no Norte de Portugal,  neste caso tumores de próstata resistentes à castração e tumores de mama independentes de estrogénio.  O projeto envolve a avaliação in vitro do potencial anti-tumoral em linhas celulares de próstata e mama a fim de selecionar os mais promissores e in vivo utilizando como modelo o peixe-zebra, a identificação da expressão génica por tratamento com os compostos selecionados de forma a inferir sobre o mecanismo de ação molecular subjacente aos efeitos citotóxicos e a avaliação da utilidade clínica da expressão génica que pode ser usada para prever a resposta terapêutica e, assim, servir como biomarcador para a gestão clínica e orientação terapêutica. Com esta abordagem espera-se a identificação de novos compostos anti-tumorais com alvo nos tumores mais comuns e incidentes na Região Norte de Portugal.

Investigador Principal | Regina Augusta Silva

Investigadores |

Agostinho Cruz (CISA|ESS|P.PORTO)

Ana Filipa Vieira (CI-IPOP; CISA|ESS|P.PORTO)