Entrada > ess > História

Escola Superior de Saúde | CarlosMartins, MiguelSaúde©

A Escola Superior de Saúde (ESS | P. PORTO) é uma Escola com um percurso consolidado e reconhecido no ensino e investigação em Tecnologias e Ciências da Saúde. Tendo sido integrada no Politécnico do Porto (P. PORTO) em 2004, as suas raízes históricas são mais longínquas, com marco nos Centros de Formação Hospitalares com ensino nas Áreas das Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica.

Em 1980, este ensino passou a ser ministrado na Escola Técnica dos Serviços de Saúde do Porto, ainda sob a tutela do Ministério da Saúde. Com o desenvolvimento Tecnológico em Saúde, houve necessidade da criação de uma formação superior nas áreas das Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica, facto que levou à integração desses cursos no sistema educativo nacional, ao nível do Ensino Superior Politécnico, passando a escola a designar-se por Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, tendo sido alterada esta designação para Escola Superior de Saúde, em 2016.  Em 2006, a ESS | P. PORTO foi reconhecida formalmente como unidade orgânica do Politécnico do Porto, tendo nessa altura, uma oferta formativa de 13 licenciaturas bietápicas.

Atualmente, a ESS | P. PORTO é a maior Instituição de Ensino Superior Politécnico na área da Saúde em Portugal e é a terceira maior Escola do P. PORTO - maior Instituição de Ensino Superior Politécnico -, tendo cerca de 3000 estudantes em 12 Licenciaturas, 14 Mestrados (sendo um destes um mestrado internacional), 8 CTeSP's e 3 Programas Doutorais em parceria com outras IES. Dedicada ao ensino, investigação e prestação de serviços à comunidade, é dotada, na sua área específica de intervenção e no âmbito dos cursos instituídos, de autonomia estatutária, pedagógica, científica, cultural e administrativa. A ESS | P. PORTO apresenta ainda um portefólio formativo abrangente de pós-graduações e formação contínua variadas, inovadoras e relevantes, acompanhando o estado da arte na área da saúde.

Com 42 anos de atividade, a ESS | P. PORTO orgulha-se do seu percurso e dos altos padrões de ensino que sempre emanou, projetando um futuro ainda mais promissor.