Entrada > cursos > Mestrados > Mestrado em Fisioterapia - Opção de Promoção em Saúde

Mestrado em Fisioterapia - Opção de Promoção em Saúde

O aumento da esperança média de vida e da longevidade, acompanhada do aumento das doenças crónicas não transmissíveis, levou à necessidade de repensar o modelo de intervenção em saúde nomeadamente na área da Fisioterapia. Os serviços de Saúde necessitam de um modelo de intervenção sustentável que apresente propostas com vista a um triplo objetivo melhorar a saúde melhorar os cuidados e reduzir os custos. A aposta deverá passar por uma maior capacitação e participação dos cidadãos e num maior enfoque na promoção da saúde e prevenção da doença para melhorar e proteger a saúde da população.

O Mestrado em Fisioterapia na Promoção de Saúde visa aprofundar conhecimentos e melhorar competências através da atualização dos respectivos conteúdos científicos designadamente através da inovação.

Ao proporcionar competências de promoção da saúde em geral e em grupos específicos ao longo do ciclo de vida. Nomeadamente na saúde escolar; ocupacional; saúde da Mulher e dos adultos mais Velhos; fornece ainda competências de intervenção nos cuidados continuados. Este Mestrado permite o aperfeiçoamento de boas práticas, conferindo proficiência na investigação e prática profissional.

 

Diurno
Número: R/A-Ef 816/2011/AL01
Data:
12/12/2016
N.º Despacho/Portaria: Despacho n.º 1123/2017 (2.ª Série),
Data:
30/01/2017
Unidade Ano Período
Empreendedorismo e Gestão em Fisioterapia 1 1º Semestre
Seminários em Fisioterapia 1 1º Semestre
Promoção da Saúde 1 1º Semestre
Cuidados Continuados e Paliativos 1 1º Semestre
Investigação em Fisioterapia 1 1º Semestre
Avaliação da Condição Física 1 1º Semestre
Promoção da Saúde da Mulher 1 2º Semestre
Promoção da Saúde Escolar e Ocupacional 1 2º Semestre
Promoção da Saúde nos Adultos Mais Velhos 1 2º Semestre
Dissertação/estágio Com Relatório Final 2 Anual
Não aplicável

Destinatários

Titulares do grau de Licenciatura Bietápica, da Licenciatura em Fisioterapia, ou equivalente legal;

Titulares de um grau académico superior estrangeiro, nas áreas da saúde ou de áreas afins, conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado em Fisioterapia pelo Conselho Técnico-Científico da Escola;

Detentores de um currículo escolar, científico e profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da Escola.

GRAU CONFERIDO: MESTRADO

DURAÇÃO: 4 semestres (120 ECTS)

REGIME: Pós-laboral

PLANO DE ESTUDOS