Entrada > comunidade > Serviços à Comunidade > Laboratório de Voz

Laboratório de Voz

O Laboratório de Voz da ESS|IPP apresenta-se como um serviço de avaliação multidimensional e pluridisciplinar da voz humana oferecido à comunidade com o propósito primário de desenvolver projetos de investigação científica na área da saúde e educação vocal.


Este projeto pretende ainda ter um caráter de consultoria para profissionais de várias áreas que vejam na avaliação vocal integrada uma mais-valia quer a nível clínico, quer a nível de educação. É o caso de terapeutas da fala, médicos otorrinolaringologistas, professores de canto ou professores de voz que pretendam um complemento no serviço que prestam a clientes, alunos ou pacientes. Por se tratar essencialmente de um serviço ligado à investigação, o Laboratório de Voz não está vocacionado ao tratamento da patologia vocal, pelo que pretende trabalhar em cooperação com outras instituições e profissionais de saúde.

Pretende-se ainda estabelecer protocolos com instituições que representem ou formem profissionais da voz das mais diversas áreas (p.e. educação, teatro, canto, comunicação social, política, etc.) com vista a oferecer serviços de rastreio e monitorização da saúde vocal das suas comunidades. As pessoas que venham a usufruir deste serviço terão ainda a possibilidade de ficar com a sua informação armazenada numa base de dados de investigação, contribuindo para a formação de profissionais de saúde e para o crescimento da ciência vocal em Portugal.

O Laboratório de Voz é resultado do trabalho de equipa de três profissionais: o médico otorrinolaringologista, o terapeuta da fala e o cardiopneumologista. Os vários exames incluídos na avaliação multidisciplinar da voz podem incluir: video-laringo-estroboscopia, electroglotografia, avaliação acústica, avaliação percetivo-auditiva, provas funcionais respiratórias e avaliação do impacto da perturbação vocal na qualidade de vida. Pretende-se que a avaliação seja realizada num momento único e que seja realizado um relatório unificado que inclua a apresentação integrada dos resultados dos diferentes exames.

O Laboratório de Voz é coordenado pelo Dr. André Araújo (terapeuta da fala) e conta com a colaboração de profissionais de referência, nomeadamente: Dr. Manuel Mendes Leal (médico otorrinolaringologista), Dr. Ricardo Santos (terapeuta da fala) e Dra. Ana Andrade (terapeuta da fala).

 

Contacto para marcações

E-mail: lab.voz@ess.ipp.pt