Entrada > Comunidade > COVID-19

COVID-19

Repositório de documentos e informações da Escola Superior de Saúde e do Politécnico do Porto face à COVID-19.

 

PÁGINA OFICIAL COVID-19 P. PORTO

 

DOCUMENTOS

 

MANUAL DE ACESSOS, UTILIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS INSTALAÇÕES

PLANO ESPECÍFICO DE CONTINGÊNCIA ESS | P. PORTO

PLANO ESPECÍFICO DE CONTINGÊNCIA - 4 DE MARÇO DE 2020

DESPACHO P.PORTO P0092020 COVID19 - SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES

 

A Presidência da ESS | P. PORTO elaborou um guia com Conselhos da Escola Superior de Saúde do P. Porto para proteger a saúde física e mental durante um período longo de isolamento para ajudar todos a lidar com os tempos conturbados e imprevisíveis que vivemos devido ao novo Coronavírus (SARS-CoV-2), que poderá evoluir para COVID-19.

CONSELHOS ESS | P. PORTO PARA LONGOS PERÍODOS DE ISOLAMENTO

 

CRONOLOGIA E PROCEDIMENTOS

 

12 DE MARÇO DE 2020

 

O Senhor Presidente do Instituto Politécnico do Porto, Prof. Doutor João Rocha, solicita a divulgação do Despacho P. PORTO-P-009-2020 - COVID-19 - Suspensão das Atividades.

Informa-se que este despacho também está disponível para consulta no Portal.IPP - Documentos Internos - Despachos – 2020.

A partir de hoje, dia 12 de março de 2020, são suspensas as actividades lectivas presenciais. No entanto, a Escola Superior de Saúde mantém-se aberta, com os serviços em funcionamento e os docentes devem manter a sua atividade.

Reforça-se a ideia de que esta suspensão não são férias. É da responsabilidade de cada Estudante manter contenção social. Serão mantidas as actividades letivas não presenciais e devem aguardar indicações nesse sentido.

Os serviços mantém atendimento não presencial pelas vias habituais (telefone/e-mail/DOMUS/CTT). Os seguintes serviços estão encerrados: Biblioteca, salas de estudo, espaços de convívio, bares/cantinas.

Apelamos a que mantenham a serenidade e cumpram as indicações que vão sendo dadas.

 

11 DE MARÇO DE 2020, 22:15H

 

Face à declaração do COVID-19 como pandemia, pela Organização Mundial de Saúde, alteraram-se as circunstâncias que permitiam manter a regularidade das atividades letivas na Escola Superior de Saúde, que se procurou assegurar na sequência das recomendações e determinações das autoridades de saúde locais e nacionais.

As dificuldades crescentes que se têm sentido no normal funcionamento das atividades letivas e a preocupação em assegurar condições idênticas para todos os estudantes, independentemente da Escola ou da sua morada, aconselham a alteração das medidas que têm estado em vigor.

Em consequência, o Senhor Presidente do Instituto Politécnico do Porto, Prof. Doutor João Rocha, determina:

  • A suspensão das atividades letivas presenciais no P. PORTO, com efeitos a partir de 12 e até 27 de março de 2020, sem prejuízo da monitorização permanente da situação;
  • A suspensão do funcionamento de bibliotecas, salas de estudo e espaços de convívio;
  • A suspensão de congressos, seminários e outros eventos, nomeadamente os que envolvam pessoas externas ao P. PORTO;
  • A suspensão de todas as atividades desportivas e culturais nas instalações do P. PORTO;
  • A suspensão do atendimento presencial ao público, em todas as Escolas e serviços;
  • A manutenção do funcionamento da cantina do ISEP, dos bares dos SC e Campus 2 e o encerramento de todas as outras unidades alimentares;
  • A suspensão de todas as deslocações em serviço, incluindo as já autorizadas.

 

9 DE MARÇO DE 2020

 

Quaisquer atividades relacionadas com aulas no exterior, eventos (internos ou externos), visitas de estudo ou ações na comunidade encontram-se suspensas por motivos de prevenção.

Até ao próximo dia 31 de março de 2020, e até novas informações, não será permitida a realização de qualquer uma destas atividades.

Agradecemos a compreensão de toda a comunidade académica e lamentamos qualquer transtorno que esta situação possa causar.

 

6 DE MARÇO DE 2020

 

Atualização do PLANO ESPECÍFICO DE CONTINGÊNCIA da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto.

 

4 DE MARÇO DE 2020

 

Plano específico de contingência e ação para prevenção de transmissão da infeção humana pelo coronavírus  SARS-CoV-2 (COVID-19) na ESS | P. Porto.

Considerando o atual estado de emergência de Saúde Pública declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e atendendo às mais recentes evoluções da propagação da infeção por doença respiratória causada pelo agente Coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) partilhamos o PLANO ESPECÍFICO DE CONTINGÊNCIA a toda a comunidade escolar.

De acordo com os procedimentos específicos em caso de suspeita, o trabalhador/estudante/colaborador com sinais e sintomas de COVID-19 e ligação epidemiológica,  deverá  internamente e em função do local onde se encontra utilizar os meios de contacto disponíveis no documento, tendo sempre disponível adicionalmente o serviço de segurança e de vigilância  que opera 24 h/dia na ESS (tlf. 934 542 736). A ESS possui uma equipa de trabalhadores constituída para o efeito e com competência para prestar o apoio necessário em todas as situações.

Considerando a evolução da propagação da infeção por doença respiratória causada pelo agente Coronavírus COVID-19, a ESS | P. PORTO  recomenda o distanciamento social ,  ao cumprimento  das boas práticas de higiene pessoal e à correta higienização de superficies e de materiais , pelo que deverá:

  • Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos, especialmente antes e após a preparação de alimentos, antes das refeições, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas;
  • Usar, em alternativa, para higiene das mãos uma solução à base de álcool;
  • Usar lenços de papel de utilização única para se assoar;
  • Deitar os lenços usados num caixote do lixo, lavando as mãos de seguida;
  • Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;
  • Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias;

Em caso de aparecimento de sintomas, que configurem um caso suspeito contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou, caso se encontre na ESS | P. PORTO, seguir as recomendações do Plano  Especifico de Contingência.  
 

Estaremos atentos ao desenvolvimento do surto e em conjunto com as Entidades de Saúde atualizaremos a informação e implementaremos todas as medidas recomendadas.