Entrada > Notícias > Mestrado em Terapia da Fala
Publicado em: 15 Janeiro 2018

Mestrado em Terapia da Fala

Informam-se todos os interessados que, a partir do dia 15 a 19 de janeiro, se encontra aberta a 2ª fase de candidatura ao Mestrado em Terapia da Fala.

Esta candidatura é realizada através do preenchimento e entrega do boletim de candidatura, acompanhado dos documentos referidos no respectivo Edital e ainda do pagamento de uma taxa de candidatura no valor de €60,00.

Esta poderá ser entregue pessoalmente nos Serviços Académicos ou através de correio.

Para mais informações poderá enviar email para:

APRESENTAÇÃO DO MESTRADO

O Mestrado em Terapia da Fala foi concebido em consequência da experiência da área técnico-científica da ESS-P.Porto na formação superior de Terapeutas da Fala, desde 1981. Neste curso, de 90 ECTS (3 semestres letivos) pretende-se fomentar um perfil com aprofundamento em áreas nobres da TF sem esquecer os diversos papéis que o Terapeuta da Fala tem vindo a ser chamado a desempenhar nos vários contextos onde atualmente exerce as suas funções. De entre as várias áreas de exercício profissional do TF exploram-se três que constituem as principais áreas de investimento deste plano curricular:

a)       Análise e supervisão de práticas profissionais – Pretende responder às necessidades de terapeutas da fala com mais anos de experiência profissional, que colaboram na formação de jovens profissionais.
b)       Práticas avançadas em Fala – Pretende integrar os conhecimentos mais atuais na área da fala, considerando as evoluções da profissão ao nível da motricidade orofacial, voz e articulação verbal.
c)        Práticas avançadas em Comunicação e Linguagem – Pretende-se aprofundar métodos de análise integrada da comunicação e linguagem, bem como de competências de intervenção na área da perturbação específica de linguagem.

A filosofia de formação da ESS foi valorizada neste plano de estudos, havendo um claro investimento nas práticas centradas na pessoa e na família e procurando reforçar os paradigmas defendidos pela Organização Mundial de Saúde. O plano apresentado é ainda caracterizado por uma forte componente versátil, sendo possível aos estudantes selecionar entre diversas unidades curriculares de nível pós-graduação existentes na ESS, permitindo um investimento em áreas relacionadas com a gestão, o empreendedorismo e a inovação.

A investigação é um elemento transversal aos 3 semestres, culminando com o desenvolvimento de uma dissertação, um relatório de estágio ou um projetos de investigação-ação que permita refletir sobre práticas atuais e promover práticas inovadoras.

Regime de estudos

Projeto/Dissertação/Relatório de estágio

1º Semestre

ACESSO

Titulares do grau de licenciado em Terapia da Fala ou equivalente legal;

Titulares de um grau académico superior estrangeiro na área da Terapia da Fala conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

Titulares de um grau académico superior estrangeiro na área da Terapia da Fala que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da ESS-P.Porto;

Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional na área da Terapia da Fala, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da ESS-P.Porto.

+ INFO

GRAU CONFERIDO: MESTRADO

DURAÇÃO: 3 semestres (90 ECTS)

REGIME: Pós-laboral