Entrada > Investigação e Inovação > Projetos > RESILIENT P.PORTO

RESILIENT P.PORTO

Nome: Resilient P.PORTO – IMPULSO Jovens STEAM e IMPULSO Adultos

Entidade Beneficiária: Instituto Politécnico do Porto (P.PORTO)

Data de Início: 01 de janeiro de 2021

Data de Conclusão: 30 de junho de 2026

Custo Total do Investimento:

Impulso Jovens STEAM – 5,542 milhões de euros

Escola Superior de Hotelaria e Turismo

259 851,00 €

4 752 001,00 €

Descrição: O programa Resilient P.PORTO visa o reforço e transformação das atividades do Instituto Politécnico do Porto (P.PORTO), para promover o aumento de licenciados nas áreas STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathmetics), e a requalificação e requalificação da mão-de-obra adulta. No âmbito do “Impulso Jovens STEAM”, o programa considera as necessidades do mercado de trabalho de algumas das áreas económicas mais dinâmicas da região, como a indústria do turismo e as artes digitais, e apresenta diversos projetos/medidas no entendimento lato da educação e das artes liberais. O programa contribuirá para a redução da desistência de alunos, ao criar um projeto-piloto de “Ano Zero, para auxiliar os alunos na transição entre os ciclos de ensino. Irá também criar uma rede de espaços de experimentação e criação que irão permitir uma relação mais estreita entre o P.PORTO e a sociedade civil, através do desenvolvimento de projetos STEAM em escolas secundárias e câmaras municipais. Na vertente “Impulso Adultos”, as pós-graduações, os cursos curtos e a formação especializada vão mais uma vez responder às necessidades atuais da indústria e da sociedade, preparando desempregados, profissionais, empresas e sectores da indústria para a necessária recuperação económica. O programa é o resultado de um diálogo permanente com autoridades regionais, representantes da indústria e outros parceiros, portanto, não só irá capacitar os candidatos, mas também responder às necessidades diretas do mercado de trabalho e do desenvolvimento regional, criando uma gama bem treinada de novos profissionais. Este é um resultado forte, contribuindo para a estratégia Portugal 2030 de i) redução da percentagem de adultos, incluindo jovens, em idade produtiva sem ensino secundário; ii) atingir o nível de 60% dos jovens de 20 anos no ensino superior, com 50% dos diplomados do ensino superior na faixa etária de 30-34 anos até 2030; iii) aumentar a participação dos adultos na aprendizagem ao longo da vida.

Barra - PRR - RP - FUE