PEPALHEIRA: Revestimentos edíveis ativos baseados nas proteínas do soro do leite e PEPptidos antimicrobianos seus derivados para a indústria da ALHEIRA / PEPALHEIRA - PEPALHEIRA - Whey proteins and derived antimicrobial PEPtide-based active edible coating

Nome: PEPALHEIRA: Revestimentos edíveis ativos baseados nas proteínas do soro do leite e PEPtidos antimicrobianos seus derivados para a indústria da ALHEIRA.

Referência: PTDC/BAA-AGR/31798/2017

Data de Início: 26 de julho de2018

Data de Conclusão: 31 de março de 2022

Duração: 44 meses

Parceiros:

• REQUIMTE – Rede de Química e de Tecnologia – Associação
  • Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico do Porto

Financiamento:

NIFENTIDADEELEGÍVELAPOIO FEDERAPOIO OE
505722232 REQUIMTE - Rede de Química e de Tecnologia - Associação 222.385,90€ 189.028,02€ 33.357,88€
503606251 Escola Superior de Saúde - Instituto Politécnico do Porto 12.500,00€ 10.625,00€ 1.875,00€
TOTAL 234.885,90€ 199.653,02€ 35.232,88€

Entidade Financiadora: FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia

Descrição do Projeto:

Alheira é uma carne fumada da região Norte de Portugal (Trás-os-Montes) que foi nomeada como uma das 7 maravilhas da gastronomia portuguesa, sendo um verdadeiro "cartão de visita"  de Trás-os-Montes e muito apreciado em Portugal e internacionalmente.

Devido à importância económica que a Alheira representa para a região de Trás-os-Montes, onde são produzidas anualmente mais de 500 toneladas, há um interesse crescente desta indústria em estender a vida útil da Alheira para evitar perdas económicas e expandir o produto para novos mercados internacionais, incluindo no exterior. Neste contexto, este projeto visa desenvolver um revestimento comestível ativo baseado em proteínas de soro de leite, um subproduto da indústria do queijo, e incorporar peptídos derivados de proteínas do leite que funcionarão como agentes antimicrobianos. Ao todo, este projeto apresenta um elevado potencial com benefícios financeiros diretos no desenvolvimento de um novo produto e na sua consequente valorização e competitividade em novos mercados.

Project Description:

Alheira is a typical smoked sausage of the Northern region in Portugal (Trás-os-Montes) that was nominated as one of the 7 wonders of Portuguese gastronomy, being a true “calling card” of Trás-os-Montes and greatly appreciated in Portugal and internationally.

Due to the economic importance that Alheira represents for Trás-os-Montes region, where more than 500 tons are produced annually, there is an increasing interest from this industry to extend Alheira shelf-life to avoid economic losses and to expand the product into new international markets, including overseas. In this context, this project aims to develop an active edible coating based on whey proteins, a by-product of the cheese industry, and incorporating milk proteins derived peptides that will act as antimicrobial agents. Altogether, this project presents a high potential with direct financial benefits in the development of a new product and its consequent valorisation and competitiveness in new markets.

Investigador Responsável / Principal Investigator:

Cátia Teixeira

Equipa na ESS /Research Team at ESS:

Ricardo Ferraz

Cristina Prudêncio

Financiamento / Funding:

Financiamento / Funding sourceOrçamento / Budget (Euros)Período / Period
Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. - Portugal 234.885,90 06.07.2018-25.07.2021

Coordenação do Projeto na ESS/Investigadores envolvidos:

Professor Doutor Ricardo João Vieira Ferraz

Professora Doutora Maria Cristina Prudêncio Pereira Soares