IP ALLIANCE

Nome: IP ALLIANCE – PLATAFORMA INTEGRADA PARA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA E FORMAÇÃO PARA PROFISSIONAIS

Entidades Beneficiárias: Escola Superior de Enfermagem do Porto, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto

Entidade Líder: Escola Superior de Enfermagem do Porto

Data de Início: 01 de janeiro de 2022

Data de Conclusão: 31 de dezembro de 2025

Custo Total do Investimento:

Impulso Jovens STEAM – 592 000,00€

Impulso Adultos – 1 409 000,00€

PARCEIROSORÇAMENTO
Escola Superior de Enfermagem do Porto 667 000,00€
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 667 000,00€
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto 667 000,00€
TOTAL 2 001 000,00€

Serviços Executivos IPAlliance

Objetivo: A proposta foi apresentada pelas três mais relevantes Instituições de Ensino Superior (IES) da área da saúde na cidade do Porto. A IP Alliance é liderada pela ESEP - Escola de Enfermagem do Porto, integrando também (i) a Universidade do Porto através da FMUP - Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, e (ii) o IPP - Instituto Politécnico do Porto através da ESS - Escola Superior de Saúde. Esta aliança assenta na cooperação, integração e multidisciplinaridade, aspetos cruciais para assegurar a prestação de cuidados de saúde no novo milénio.

A Aliança visa criar uma plataforma integrada de aprendizagem e formação ao longo da vida de profissionais e estudantes, em estreita ligação com o avanço do conhecimento e o desenvolvimento da sociedade. Como resultado, esta proposta irá desenvolver dois centros principais:

- CHE - Centro de Educação para a Saúde;

- CCS - Centros de Simulação Clínica.

O Centro de Educação para a Saúde permitirá a criação e disponibilizará atividades de formação interprofissional de aprendizagem ao longo da vida. O CES aborda as necessidades educativas e de formação de profissionais de saúde, nomeadamente, médicos, enfermeiros e técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica.

Os CSC - Centros de Simulação Clínica, acolhidos em cada uma das IES do consórcio, centrar-se-ão (i) na atualização de competências, respondendo às necessidades educativas de estudantes de CTeSP (Cursos Técnicos Superiores Profissionais), permitindo melhores práticas e robustecendo o processo de tomada de decisão; e (ii) na requalificação, pretendendo criar as condições ideais (em ambientes imersivos) para uma formação integradora de conhecimentos, competências e atitudes dos profissionais de saúde, tanto individualmente como em equipa.

Barra - PRR - RP - FUE

Website oficial do Plano de Recuperação e Resiliência: recuperarportugal.gov.pt/