Entrada > Estudantes > Mobilidade > Erasmus+ > Estudantes Outcoming

Estudantes Outcoming

Todos os estudantes da ESS a partir do 2º ano curricular do 1º ciclo podem participar num programa Erasmus+ em mobilidade de estudos (SMS) ou de estágios (SMP).

SMS - MOBILIDADE DE ESTUDANTES ERASMUS PARA ESTUDOS:

A mobilidade de estudantes Erasmus para Estudos (SMS) decorre no contexto de acordos inter-institucionais prévios entre a ESS e outras instituições de ensino superior, devendo ambas ser titulares de uma Carta Universitária Erasmus.

Os objetivos da mobilidade de estudantes para estudos são:

-Permitir que os estudantes beneficiem no plano educacional, linguístico e cultural de uma experiência de aprendizagem noutros países europeus;
- Promover a cooperação entre instituições e enriquecer o ambiente educacional de instituições de acolhimento;
- Contribuir para o desenvolvimento de um conjunto de jovens bem qualificados, de espírito aberto e internacionalmente experientes como futuros profissionais da área da saúde.

Duração da Mobilidade: mínimo de 3 meses (ou um trimestre) até um máximo de 12 meses (ou um período académico completo).


SMP - MOBILIDADE DE ESTUDANTES ERASMUS PARA ESTÁGIOS:

A mobilidade de estudantes Erasmus para Estágio (SMP) decorre no contexto de estágio com instituições de ensino superior, e também autarquias, centros de dia, centros de saúde, clínicas, empresas, escolas, hospitais, entre outras. A ESS reconhecerá na íntegra o período de tempo passado no estrangeiro, preferencialmente através de créditos ECTS.
O reconhecimento será baseado no acordo de estágio aprovado por todas as partes antes do início do período de mobilidade.

Os objetivos da mobilidade de estudantes para estágios são:

- Ajudar os estudantes a adaptarem-se aos requisitos do mercado laboral na UE;
- Permitir que os estudantes desenvolvam aptidões específicas, incluindo as de línguas, e melhorem o seu conhecimento sobre a cultura económica e social de determinado país e num contexto de aquisição de experiência de trabalho;
- Promover a cooperação entre Instituições de ensino superior e empresas;
- Contribuir para o desenvolvimento de um conjunto de jovens bem qualificados, de espírito aberto e internacionalmente experientes como futuros profissionais.

 

MOBILIDADE DE ESTÁGIO PARA RECÉM-DIPLOMADO:

Destina-se aos estudantes finalistas que pretendam realizar um estágio profissional após a conclusão do seu ciclo de estudos (licenciatura/mestrado).
Caso o candidato tenha efetuado mobilidade Erasmus SMS ou SMP no ciclo de estudos em que se encontra, ser-lhe-á deduzido o número de meses já realizados. Não sendo esse o caso, terá 12 meses disponíveis para a realização deste estágio, com a condição de iniciar e terminar nos 12 meses após a conclusão do curso.

 

Como posso candidatar-me?
Pode candidatar-se ao Programa Erasmus durante o período de candidaturas que é definido anualmente e divulgado junto dos estudantes no site e por e-mail.


Nota:
Não podem efetuar Mobilidade Erasmus os estudantes inscritos no 1º ano da Licenciatura. 

 

Mobilidade de Estudantes 2017/2018:

Despacho ESS-P-10-2017 - Atribuição Bolsas ERASMUS+ - ESTUDANTES

Lista ordenada de estudantes candidatos a mobilidade Erasmus+ 2017/2018

Instituições de Acolhimento no âmbito do programa ERASMUS+

 

Para mais informações, pode consultar:

Tabela de Bolsas de Mobilidade de Estudantes 

Guia Informativo de Mobilidade Erasmus

MOBILIDADE + info

Erasmus Charter for Higher Education (ECHE) 2014-2020