Biblioteca

A Biblioteca da Escola Superior de Saúde (ESS) dispõe de uma coleção de cerca de 8000 exemplares de livros em regime de acesso livre às estantes, com uma organização baseada na Classificação Decimal Universal (CDU), bem como CDs e DVDs. Em formato digital, encontram-se acessíveis aos utilizadores mais de 25 mil revistas científicas e cerca de 20 mil livros eletrónicos via b-on – Biblioteca do Conhecimento Online. Os recursos eletrónicos estão disponíveis a todos os utilizadores nos espaços da ESS e acessíveis no exterior a toda a comunidade académica, mediante a instalação da VPN (Virtual Private Network).

No espaço da Biblioteca dispõe ainda de uma coleção de cerca de 80 conjuntos de modelos anatómicos passíveis de serem requisitados para estudo na Biblioteca, não se encontrando disponíveis para empréstimo domiciliário. Estes modelos estão disponíveis para pesquisa no catálogo online da Biblioteca.

A Biblioteca disponibiliza, ainda, um espaço de digitalização microscópica para apoio ao estudo em algumas Unidades Curriculares - Laminoteca -, estando atualmente disponível a Laminoteca de Citologia Ginecológica para apoio às Unidades Curriculares que lecionam este domínio.

A Biblioteca tem no seu espaço físico uma sala de leitura e uma outra equipada com computadores para uso individual e em grupo, prestando a toda a comunidade académica da ESS um conjunto de serviços de apoio ao ensino-aprendizagem e à investigação, entre os quais:

- pesquisa e consulta de presença de material bibliográfico e pedagógico;
- apoio à pesquisa e uso de informação;
- empréstimo de publicações;
- estação de auto-serviço para empréstimo e devolução;
- gestão das Comunidades ESS no RECIPP;
- empréstimo interbibliotecas;
- formação de utilizadores.

As condições do uso da Biblioteca podem ser consultadas no Regulamento da Biblioteca.

Horário de atendimento e contactos

 

Ligações Úteis:

Catálogo online da Biblioteca

Base de dados MEDLINE Complete (Plataforma EBSCO)

Base de dados CINAHL Complete (Plataforma EBSCO)

Base de dados Cochrane Database of Systematic Reviews

Base de dados Web of Science (Thomson Reuters)

Repositório Científico Instituto Politécnico do Porto (RECIPP)

Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP)