Entrada > ess > Pessoas > Professores e Investigadores > Matilde Alexandra Rodrigues

Matilde Alexandra Rodrigues

Interesses de Investigação: Gestão de risco, Fatores humanos e Ergonomia, Perceção de risco e Comportamentos, Metodologias de avaliação de risco, Higiene industrial, Segurança no Trabalho, Cultura e Clima de Segurança, Aceitação de Risco

Nota Biográfica

Exerce funções como Professor Adjunto na área Técnico-Científica da Saúde Ambiental da Escola Superior de Saúde | IPP sendo também coordenadora do curso de Licenciatura em Saúde Ambiental desde 2016. É investigadora no Centro de Investigação em Saúde e Ambiente (CISA), Escola Superior de Saúde | P. Porto, e colaboradora do Centro de Investigação ALGORITMI na linha de investigação “Industrial Engineering and Management (IEM)”, grupo “Ergonomics and Human Factors”, Universidade do Minho, bem como do Centro de Investigação em Reabilitação (CIR), Escola Superior de Saúde | P. Porto É licenciada em Saúde Ambiental pelo Instituto Politécnico do Porto, tem mestrado em Engenharia Humana (Ergonomia e Fatores Humanos) pela Universidade do Minho e doutoramento em Engenharia Industrial e de Sistemas pela mesma instituição. Seus interesses de investigação são no domínio da Saúde e Segurança no Trabalho, Engenharia dos Fatores Humanos, Gestão do Risco e Ergonomia. As áreas de aplicação incluem indústrias, escolas e serviços de saúde. Matilde A. Rodrigues é autora de vários artigos publicados em revistas internacionais com revisão pelos pares e em conferências internacionais. É também co-autora de vários capítulos publicados em livros internacionais. É membro da do Corpo Editorial da revista Safety Science ISI, JCR 2018: 3.619, Cite Score: 4.49).

Interesses de Investigação

Gestão de risco;
Fatores humanos e Ergonomia;
Perceção de risco e Comportamentos;
Metodologias de avaliação de risco;
Higiene industrial;
Segurança no Trabalho;