Entrada > ess > Pessoas > Professores e Investigadores > Brígida C. Ferreira

Brígida C. Ferreira

Nota Biográfica

Brígida da Costa Ferreira licenciou-se na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e frequentou o Karolinska Institutet e a Universidade de Estocolmo para realizar o seu Doutoramento. Realizou o pós-doutoramento no I3N-Departamento de Física da Universidade de Aveiro e no Departamento de Física Médica do IPOCFG com o objetivo de implementar Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT) para tumores da cabeça e do pescoço e, também, IMRT estereotáxica para lesões cerebrais. Tornou-se investigadora no âmbito do programa CIENCIA2008, onde o seu principal projeto de investigação foi o RESPONSE (desenvolvimento e implementação clínica de uma sistema de registo clínico eletrónico para reunir informação clínica de doentes para estudos radiobiológicos). Em 2014 integrou a ESS | P. Porto como Professora Adjunto na área de Radioterapia.

Interesses de Investigação

Radioterapia; Técnicas avançadas de tratamento: IMRT, SBRT, ART; Dose-guided RT; Tumores pancreáticos.

Publicações Principais

• Rocha, Humberto; Dias, Joana; Ventura, Tiago; Ferreira, Brígida; Lopes, Maria do Carmo (2019) Beam Angle Optimization in IMRT: Are We Really Optimizing What Matters? International Transactions in Operational Research. 26(3): 908-928. DOI: 10.1111/itor.12587

Web of Science Researcher ID

J-2667-2013