Entrada > Comunidade > Projetos com a Comunidade > ESSencial à Saúde

ESSencial à Saúde

ESSENCIAL À SAÚDE

 

"No contexto da promoção da saúde, a saúde é considerada um recurso para a vida cotidiana, não o objeto da vida. É um conceito positivo que enfatiza os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas."

CARTA DE OTTAWA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE, 1986

Através desta definição percebe-se a importância de um projeto promotor de saúde englobar várias dimensões que se complementem. Assim, para este projeto foram escolhidas 4 temáticas principais de acordo com as necessidades em saúde expressas pelos estudantes da ESS | P. PORTO: atividade física, comportamento sedentário, stress e sono.

O projeto “ESSencial à Saúde” foi idealizado por um grupo de estudantes do terceiro ano de licenciatura em Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Porto. Inicialmente era apenas um protótipo que surgiu como parte integrante da Unidade Curricular de Fisioterapia na Comunidade, contudo a implementação do mesmo mostrou-se pertinente dado o seu critério de utilidade na promoção de saúde entre os estudantes.

O “Essencial à Saúde” surge do pressuposto que cada pessoa tem um papel ativo na sua saúde e, como tal, a auto e hetero-capacitação dos estudantes é um dos grandes objetivos deste projeto.

A promoção de saúde deve passar por aumentar a literacia em saúde, permitindo a tomada de decisões informadas que se poderão traduzir em mudanças de hábitos e alterações de comportamentos diários mais saudáveis.

O projeto está disponível em formato online através de um website e de uma página no instagram!

Se sentes que está na altura de mudares os teus hábitos e tornares-te mais saudável, este projeto é para ti!

Essencial à Saúde: um projeto Essencial a todos!